sexta-feira, 30 de julho de 2010

MUSICOTERAPIA - A MUSICA QUE AJUDA A CURAR

Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um(a) musicoterapeuta qualificado(a em um processo destinado a facilitar e promover comunicação,relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.No autismo, música pode ajudar a estimular os autistas a participarem de atividades básicas do dia-a-dia, como escovar os dentes e tomar banho. Apesar de haver poucos estudos sobre a eficácia da musicoterapia no tratamento da doença, a música vem se tornando parte essencial de muitos programas voltados para crianças com autismo o que melhora muito a qualidade
de vida de pacientes com este diagnóstico. Os métodos da musicoterapia são muito variados e pode ser receptivo que é quando o médico musicoterapeuta toca músicas para o paciente escutar. Esse tipo é somente usado quando o paciente possui problemas motores ou apenas com objetivos totalmente específicos em apenas algumas partes do tratamento. Fora isso o tratamento é muito ativo, pois o paciente é quem canta, dança e toca instrumentos musicais para seu terapeuta. Para que se possa realizar o tratamento não é necessário entender de musica e cada terapeuta possui um método diferenciado de trabalhar. Já o terapeuta precisa conhecer os instrumentos musicais e toca-los e os mais utilizados são o piano e o violão e alguns de percussão. O musicoterapeuta precisa ser formado e ter feitos cursos de aperfeiçoamento na área saúde. Ele precisa também ter feito uma profissionalização em psicologia ou medicina.
Instituições onde oferece musicoterapia para autistas:

FADA - FUNDAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO PARA AUTISTAS
Av. Mercedes de Andrade Martins, 777 - Gramado - Cotia - SP
Tel/Fax. (11) 4612-2550 ou 4702-8927 site http://www.fada.org.br/

CPA - CENTRO PRÓ AUTISTA
Rua Juréia, 1024 - Saúde - São Paulo -SP
Tel/Fax (011) 5595 8553 site http://www.centroproautista.org.br

FUNDAÇÃO PESTALOZZI
Av. Morvan Dias de Figueiredo, 2801 - Vila Guilherme - São Paulo-SP
Tels: (11) 2905-3045 / (11) 2905-3047 site http://www.pestalozzisp.org.br

Um comentário:

  1. Oi!
    Quando estava na universidade de Educação Física, sempre estávamos em contato com a musicoterapia, os resultados são muito bons. Sem contar o poder que a música tem, quando tem musica tudo se torna mágico!
    Bjs
    Ser Estranho Ser!

    ResponderExcluir