sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Autismo - Vida escolar

Um grande desafio. Foi como eu encarei a vida escolar de Isabella. Tão cedo ela foi diagnosticada logo a coloquei na escola. Por ter um grau mais severo, esperava-se mais dela, afinal a escola em que a coloquei ja havia tido alunos autistas, porém com graus mais leves. Foram muitas ligações pedindo para ir busca-la pois estava em crise, cheguei a quase desistir. Porém a palavra desistir jamais pode entrar no vocabulário de uma mãe cujo filho, tem pela frente uma vida inteira de desafios e superações de limites. Após a CEI , ela foi encaminhada para a EMEI, para fazer o Pré, onde ela teve um ano maravilhoso, graças aos excelentes professores e coordenadores (EMEI Clara Nunes). Mas o grande desafio estar por vir, pois agora ela foi encaminhada para a primeira série. É muito importante saber que hoje todas as escolas sejam municipais , estaduais, particulares regulares tem por obrigação receber nossos filhos especiais, adequando-se para que possam respeitar seu tempo e limitações. O Municipio , conta com o CEFAI, inclusive desde a época da CEI a Isabella é acompanhada por este órgão que dão apoio a escola de diversas maneiras. Na postagem abaixo tem o contato do CEFAI.
Nesta nova etapa, Isabella passará por uma adaptação onde estou acompanhando-a e ficando uma hora, depois ela irá sozinha e ficará meio periodo ate ficar no periodo completo. Na escola ela contará com uma auxiliar que o CEFAI disponibiliza para acompanha-la dentro e fora da sala de aula. Pretendo reforçar em casa também, vou fazer um curso de alfabetização de autistas e ela começara em Maio o CAD , um acompanhamento diário no Centro Pro Autista com terapias intensificadas das 8 da manha ás 11:00. Sua rotina será intensa porem creio que devo colher bons frutos. Minha próxima meta será alfabetiza-la.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI

Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI
Educação


O PROGRAMA

Oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, e vinculado à Diretoria Regional de Educação, o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI é responsável por desenvolver ações de formação e projetos, produzir materiais, orientar e supervisionar as Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão – SAAI, além de dispor de acervo bibliográfico e de disponibilizar equipamentos específicos para alunos com necessidades educacionais especiais. São 13 unidades do CEFAI vinculadas às Diretorias Regionais de Educação

SERVIÇO

Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão – CEFAI

Confira os endereços pelo Serviço 156 da Prefeitura (Central de Atendimento) ou pelo site http://educacao.prefeitura.sp.gov.br, ou pelo Guia de Encaminhamentos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Sons de bebês facilitam diagnóstico de autismo


Sons de bebés facilitam diagnóstico de autismo
2010-07-21


No estudo foram avaliadas crianças entre os dez meses e os quatro anosInvestigadores americanos acreditam ser capazes de distinguir bebés autistas a partir dos sons que eles produzem, revela um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Através de um método para a análise das vocalizações emitidas por 232 crianças com idades entre dez meses e quatro anos, os especialistas da Universidade do Kansas identificaram diferenças nos sons emitidos pelas que foram diagnosticadas como sendo autistas. A tecnologia permitiu diagnósticos correctos em 86 por cento dos casos.