domingo, 19 de dezembro de 2010

Gene da inteligência se relaciona com o do autismo

Ter pais inteligentes, no passado, certamente, era sinônimo de herdeiros iguais. Mas, recentemente, segundo os estudos apresentadas no 74º Simpósio de Cold Spring Harbor sobre Biologia Quantitativa, não é bem assim, pais intelectuais podem ser fator de risco para os futuros filhos. A afirmação é do descobridor do DNA, pai da biologia molecular, James Watson que explica a nova teoria genética para a inteligência: os genes que predispõem nas pessoas habilidades intelectuais acima das outras são os mesmos que provocam as doenças como esquizofrenia e autismo. A inteligência é um fator raro nos seres humanos, mas ao mesmo tempo casais inteligentes têm mais probabilidade de terem filhos com problemas, conclui o norte-americano.


Durante a replicação do DNA os genes como o BRCA1 e BRCA2 entram em ação para corrigir as mutações e nas pessoas em que este fato ocorre ter filhos especiais, por exemplo, será mais provável. As mudanças podem ocorrer em três genes ligados ao reparo do DNA e são conseqüências de uma agressão do ambiente, como radiação ou por doenças como câncer.

Segundo o cientista, em média os mais inteligentes têm menos filhos, apresentam problemas de relacionamento com outras pessoas e talvez por isso sejam favoráveis a se tornarem esquizofrênicos. Ao mesmo tempo, os genes tendem a serem eliminados pela seleção natural, por isso não há uma sociedade com tantos “doentes”.

(fonte: http://www.corposaun.com/gene-da-inteligencia-se-relaciona-com-o-do-autismo/927/)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

03 de Dezembro. Dia Internacional do deficiente



A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea.
Mahatma Gandhi

DEFICIÊNCIA
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.
“Louco” é quem não procura ser feliz com o que possui.
“Cego” é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
“Surdo” é aquele que não tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir uns tostões no fim do mês.
“Mudo” é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
“Paralítico” é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.
“Diabético” é quem não consegue ser doce.
“Anão” é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
“Miseráveis” são todos que não conseguem falar com DEUS.
Mário Quintana